Jovens

Olá, Povo de Deus, bem-vindo ao Blog Minha Vida com Jesus, meu nome é Silvana e hoje estou aqui com o Padre Silvio César da Paróquia Sagrada Família de São José dos Campos do interior de São Paulo.

Padre, o senhor trabalha com os jovens há um bom tempo, né?

Temos muitos jovens longe da igreja, muitos por falta de vontade própria, outros por não terem, formação familiar religiosa e atualmente temos muitos pais jovens com filhos pequenos e adolescentes.

O que o senhor aconselharia para esses pais, para irem ensinando para seus filhos terem essa formação religiosa?

Resp: Nós vivemos num cenário histórico, né? Hoje, não tão diferente dos muitos anos, já na humanidade, mas acima de tudo esse desafio tão bem colocado na questão, que é esse dado de aproximar a juventude do espaço religioso, aproximar o jovem da experiência de Deus, claro que isso conta muito com a temática da família, quando a família é cristã e ajuda a viver esta experiência, mas sobretudo aquela fase própria da adolescência em que a criança, ela  vai tomando a sua maturidade, se ausenta do espaço religioso, acreditar ser ela a senhora de si e daqui a pouco ela volta de novo a uma maturidade, ou se aproxima do sagrado, ou vai fazer suas escolhas, e nesta questão em que chamar a atenção de pais jovens para educação dos filhos, em primeiro lugar, o grande desafio é esse, é a gente romper essa ideologia social de que a religião, ela não precisa fazer parte da humanidade, é possível  viver sem religião?, claro que é!  Mas com o dado de Deus é muito mais interessante porque são nos momentos difíceis, nas dificuldades, nas situações diversas da vida, que com Deus, a gente pode ter uma reação melhor, mas pra eu levar  a minha família a fazer experiências,  os meus filhos, é preciso que eu faça em primeiro lugar, então a dica é essa, no sentido de que em primeiro lugar que a gente se deixe pelo menos ser provocado por uma experiência de Deus, longe daquela doutrinação, longe  daquelas experiências caducas do tempo, não menosprezando o tempo, mas no sentido da atualidade do desafio da mensagem o que Deus fala pra mim. E quem sabe, a partir daí propor uma experiência pessoal madura, inteligente da pessoa de Deus, se assim eu faço, com certeza a minha família fará também essa mesma experiência. Então diria que a dica é deixar-se provocar por Deus, uma vez provocados não tem como, a gente vai querer se aprofundar desta experiência, eu e minha família juntos, pra gente viver esta experiência, vamos recordar o que Paulo fala neste tempo pascal,  quando na prisão um soldado diz, o que é que tenho que fazer?, você deve… você e sua casa acreditar em Deus, simples, parece simples, mas é esse o caminho, aqui pede mesmo esse desafio nosso o tempo todo.

Padre, o Papa Francisco fala aos jovens uma mensagem para a próxima Jornada da Juventude:

para empreenderem o caminho de preparação espiritual;

para cultivar nesta caminhada uma relação de familiaridade e amizade com Nossa Senhora

e que a Igreja e Sociedade precisam deles, com coragem, sonhos e ideais para um mundo melhor.

Padre, qual a mensagem que o Senhor pode deixar aos jovens para que eles tenham esse caminho de coragem, de fé e de esperança, para um mundo mais justo e humano?

Resp: Diria numa, provocação inicial, de que o jovem, hoje, não entrasse na onda, mas que ele tivesse essa inteligência de ler os fatos, as ideologias, o que eu tenho como verdade, os valores que eu tenho, até porque hoje, a sociedade agrega muito o valor líquido, essa coisa do rapidez, nós não temos mais o valor moral, o sentido da pertença, por isso que o valor da família, valor da religião, as coisas não foram feitas para passar rápidas, mas  foram feitas para viver eternamente, elas estão em cheque, então o jovem entra nesta que, o jovem quer a coisa rápida, a solução rápida, sem passar pelo caminho do esforço, então a primeira dica que eu deixaria… seria, olhar com essa inteligência, qual a escolha, qual é a opção que eu desejo fazer pro projeto de vida que eu quero ter?, uma vez assim, que eu percebendo essa opção e entrar de cabeça, fazer uma experiência profunda da experiência de Deus onde eu perceba que a minha vida tem um sentido. O Papa Francisco fala muito disso, que o jovem, ele seja inteiro na missão, a gente não pode ir numa jornada, não pode fazer uma experiência  com Cristo no oba-oba, nós não podemos ter experiência episódica, ah! hoje eu sou de Deus…agora vou ver, não, a experiência é essa de permanecer, o próprio Jesus fala isso, “permaneçam em mim e eu permanecerei em vós!”, permanecer é isso, é atitude de escuta, atitude de silêncio, atitude de contemplação, a fim de que Deus possa acontecer de fato na minha vida. Então cheguemos em Cristo com esse desejo, eu quero conhecer esse Deus, fazer essa experiência de permanecer com ele, a fim de que eu encontre essa maturidade, chegue com tudo na experiência que Deus nos reserva pra cada um de nós.

Então nós tivemos a  entrevista com o Padre Silvio, quero agradecer mais uma vez, padre, obrigada pelo convite.” Eu que agradeço… muito bom!”, espero que vocês tenham gostado do vídeo e então fiquem com Deus, até o próximo vídeo.