O terço

Rezar o Santo Terço é descansar a mente e corpo nos braços de Maria e são somente 20 minutos que devemos tirar pra estarmos na presença de Maria. Quando estamos na caminhada de nossa conversão rezar o terço traz tranquilidade, serenidade,  nos acalma e Maria como Mãe nos acolhe com muito amor.  O Papa João Paulo II na sua devoção a Nossa Senhora do Rosário acrescentou os Mistérios da Luminosos, ficando assim divididos os Mistérios Gozosos, Mistérios Doloroso, Mistério Glorioso e Luminosos. Com a Oração Ave-Maria repetida muitas vezes podemos contemplar e meditar toda a trajetória de Maria com Jesus. Hoje com a agitação do nosso dia a dia temos que ter esse momento com Maria é uma oração poderosa e de grande combate. A igreja Católica nos oferece o terço como uma oração profunda de meditação, um momento de estar com Nossa Senhora. Pra mim o terço de Maria me traz muitas Graças e tenho a certeza que quando rezo eu  fico mais forte,  me ajuda muito no meu dia de trabalho, com a minha  família, em todas as minhas dificuldades. Nossa Senhora é minha intercessora  junto a Jesus,  como é bom ter a certeza que ela nos cobre com Seu manto de Mãe. Faça essa experiência com Maria, de meditação e contemplação aos seus mistérios.

Deus abençoe vocês!

Rosário de Nossa Senhora do Rosário

 São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XII. Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fieis da Igreja Católica. São Domingos, com sua prática da oração do Rosário, a pedido de Nossa Senhora, começou a combater as heresias numa cidade situada na região sudoeste da França chamada Albingense.

São Domingos, com a criação de sua ordem e com a insistente oração do Rosário, pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges, o Papa mandou vários missionários para combater os hereges, não conseguiram e com o passar dos anos São Domingos conseguiu.

João Paulo II dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário – os Mistérios Luminosos. Atualmente o Santo Rosário é dividido em quatro Mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria. Os quatro Mistérios são: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos, Mistérios Gloriosos e Mistérios Luminosos foram escritos pelo próprio Papa João Paulo II, em sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, no ano de 2002. Nestes mistérios contemplam-se toda a Vida pública de Jesus: o Batismo no Rio Jordão; o Milagre nas bodas de Caná; a proclamação do Reino do Céu e o convite a Conversão; a Transfiguração de Jesus no Tabor; a Instituição da Eucaristia.

 Os últimos Papas recomendam a oração do Rosário, especialmente a partir das aparições de Lourdes (1858) e Fátima (1917). “Em Fátima, Nossa Senhora disse aos Três Pastorinhos em muitas das aparições que rezassem muito o terço para a paz no mundo, fim das guerras, pelos pecadores e pelas famílias”.

 O 07 de outubro diz Bento XVI em suas colocações, que este dia é dedicado o dia da Virgem do Rosário, convida-nos a orar pela paz no mundo e pelas famílias conforme em muitas aparições de Nossa Senhora de Fátima. Onde podemos contemplar Jesus e meditando sua vida, ama-lo e sempre fielmente segui-lo.

Bento XVI em 18 de outubro de 2008 em visita a Pompeia, diz que o Rosário é a oração acessível a todas as pessoas pequenas e grandes, leigas e sacerdotes. O Rosário é uma arma de combate espiritual na luta contra o mal, pela paz das famílias, pela paz nos corações e paz no mundo.

Papa Francisco no dia da celebração de Nossa Senhora do Rosário diz que “ O terço é a oração que sempre o acompanha em sua vida, é a oração dos simples e dos Santos, é a oração do seu coração”.

Contemplação dos Mistérios – Rosário

Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado)  

1o. Mistério – A anunciação do Anjo a Maria

2o. Mistério – A visita de Maria a sua prima Isabel

3o. Mistério – O Nascimento de Jesus

4o. Mistério – A apresentação de Jesus no Templo

5o. Mistério – A perda e o reencontro do menino Jesus em Jerusalém

 

Mistérios Dolorosos (terça-feira e sexta-feira)

  1o. Mistério – A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

2o. Mistério – A flagelação de Jesus atado à coluna

3o. Mistério – A coroação de espinhos

4o. Mistério – Jesus carrega a Cruz para o Calvário

5o. Mistério – Crucificação, sofrimento e morte de Jesus

 

Mistérios Gloriosos (domingo e quarta-feira)

1o. Mistério – A Ressurreição de Jesus

2o. Mistério – A Ascensão de Jesus ao Céu

3o. Mistério – A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre Maria

4o. Mistério – A assunção de Maria ao Céu

5o. Mistério – A coroação de Maria como Rainha do Céu

 

Mistérios Luminosos (quinta-feira)

1o. Mistério – O Batismo de Jesus no rio Jordão

2o. Mistério –Bodas de Caná

3o. Mistério – O anúncio do Reino com o convite à conversão

4o. Mistério – A transfiguração no Monte Tabor

5o. Mistério – A instituição da Eucaristia

 

 

 

 

Quer nos mandar uma mensagem? Preencha os campos abaixo:

[contact-form-7 id=”161″ title=”Formulário de contato 1″]