Jejum e Abstinência

 

A prática do Jejum ou da Abstinência nos ajuda muito para o crescimento espiritual, conforme nos ensina Jesus.

Mt 17-20

“Por causa de vossa falta de fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui pra lá, e ela irá, e nada vos será impossível. Quando a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de Jejum.”

Eu vejo que temos tantos ensinamentos que a Igreja Católica nos ensina e não praticamos, no decorrer do ano, muitas vezes, fazemos nossas orações e não Jejuamos e não fazemos abstinência, é uma prática espiritual que nos traz muitas Graças. Nós podemos jejuar com certos costumes e hábitos muitos comuns em nossa vida: o Jejuar da língua (Não fofocar), o Jejuar do celular (utilizar menos o celular e darmos mais atenção às pessoas próximas), Palavrão (falar menos palavrão e ter mais paciência com as circunstância da vida), Televisão (Muitas vezes estamos vendo tanta televisão que não conversamos mais com os nossos filhos, esposas ou esposos) Filmes pornôs ( e muitos olham para suas esposas como se olhasse para a atriz do filme e não para as esposas), Bebida (quantas famílias que estão se desfazendo devido a bebida, com o dinheiro da bebida faça uma doação de cesta básica) entre outros, são tantos hábitos que entram em nossos lares que nos passam despercebidos e que são muitos comuns, devemos nos atentar a esses  maus costumes e com oração e o Jejum poderemos combater o mal em nossas vidas.

Quantas Graças podemos obter através do hábito do Jejum e da abstinência, como os atletas fazem abstinência de muitas coisas pra adquirir a vitória e conquistas medalhas do primeiro lugar e nós queremos adquirir a vitória em Jesus, por isso a abstinência nos é tão importante para temos a mesma experiência de Jesus na oração para praticarmos a abstinência ou o jejum.

 A prática do Jejum, ou seja, ficar sem se alimentar não comer nada durante um período de tempo e abster-se de alguma coisa. Ficar por um tempo sem  exercer ou praticar determinada atividade.

Uma das praticas comum do Jejum é tomar o café da manhã normalmente e depois fazer apenas uma refeição – almoçar ou jantar. É bom ver o seu ritmo no trabalho e sua saúde.

E a abstinência é abster-se de alguma coisa que faz parte do desejo a cobiça.

No período da Quaresma, o ato de Jejuar proposto aos católicos é para que possam ter a mesma experiência de Jesus, que jejuou no deserto. A sexta-feira da Quaresma é proposta a abstinência da carne, é proposta que na Sexta-feira Santa e na Quarta-feira de Cinzas o Jejum seja por um dia inteiro.

A prática do Jejum para a igreja católica é seguida em determinados dias como penitência. Jejuar é a ausência total a comida e da bebida (com  exceção de água).

A prática do Jejum e a abstinência são práticas muitos comuns no período da Quaresma, mas também podemos adotá-las no decorrer do ano.

A abstinência é a escolha de uma alimentação mais simples e pobre, abstenção da carne, pelo menos na Sexta-feira Santa na Quaresma. Pode-se privar de outros alimentos e bebidas. A obrigação da abstinência a partir dos 14 anos de idade até o final da vida.

Não podemos deixar de fazer uma boa refeição na Sexta-feira Santa, ter uma alimentação sóbria, adequada pra este dia santo, lembrando que a oração e a  penitência são muitos importantes pra curar nossos corações das mágoas, ressentimentos e nos tornarmos pessoas melhores com o coração igual ao de Jesus e poder olhar para o próximo com o mesmo amor Dele.

Deus abençoe vocês!

Quer nos mandar uma mensagem? Preencha os campos abaixo:

[contact-form-7 id=”161″ title=”Formulário de contato 1″]